sexta-feira, 29 de maio de 2009

Eu sempre fui uma turista de academia. Passei a minha vida inteira me matriculando e na segunda semana começava a pensar : O que eu tô fazendo aqui?
Agora, freqüentando a academia religiosamente três vezes por semana, já consigo identificar os personagens que habitam esse mundo `a parte repleto de caneleiras, anilhas, colchonetes, esteiras e bicicletas ergométricas.
O primeiro deles é o que ‘quer se matricular mas tá em dúvida’. Chega, pede informações à recepcionista, vai dar uma olhada nas instalações. Dá pra ver nitidamente o sentimento de “euforia” da criatura. Se estivesse visitando um açougue talvez tivesse mais interesse.

Aí vem o aluno do primeiro dia. Alguns, com aquelas roupas antigas (mas novinhas) com cara de que foram compradas há muito tempo só que nunca foram gastas de verdade. Nesse tipo de aluno existem dois subtipos. Um é o eufórico, que quer fazer 30 aulas em uma noite. Faz cara feia para o instrutor se ele diz que é pra começar devagar; pega mais peso e faz mais séries do que o indicado; sai da musculação vai pra aula de spinning e ainda termina o dia correndo meia hora nas esteira. Resultado: acorda tão moído que nunca mais volta.
O segundo subtipo é o tímido. Chega com uma aparência desconcertada, anda na esteira de cabeça baixa, mal troca uma palavra com o instrutor e vai embora pra nunca mais voltar.

O turista é o segundo tipo. Faz pacotes de três e às vezes até seis meses na academia, mas só vai uma vez por semana, de quinze em quinze dias. Nunca tem resultado nenhum para o corpo só que não desiste. Quando vai ao médico pra fazer alguma avaliação, reponde que pratica atividade física regularmente. Como se pagar uma atividade física regularmente fosse sinônimo....

O terceiro tipo é mais voltado para as mulheres. São as gatinhas. Independente da idade são aquelas mulheres que já nasceram gostosas. Com bunda dura, perna grossa, cabelo impecável, pele perfeita. Vão para academia para “ver e ser vista”. Só falam com os instrutores com beijinhos, dão risinho pra tudo que é lado, após cada série conferem como está o cabelo, a maquiagem (sim, a maquiagem) e, quando a primeira gota de suor ameaça cair, param tudo e vão bater-papo com um dos integrantes de seu “fã-clube”.

Os assíduos são a quarta categoria. É aquele mesmo grupo toda semana. Passa cumprimentando todo mundo. As recepcionistas te conhecem pelo nome. Você já começa a ficar por dentro de todas as fofocas das internas da academia. Nessa categoria tem aqueles que malham por conta própria (que são os mais entrosados) e tem os que malham com personal. Tô adorando fazer parte desse quarto grupo. Claro que literalmente TODOS OS DIAS eu tenho preguiça, mas quando eu to lá sentindo aquela ‘dor gostosa’ (nunca imaginei que diria isso um dia) eu vejo que vale muito à pena.

Nenhum comentário: