segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A babá continua. Davi gosta dela, marido gosta dela e eu AMO essa mulher. Agora tenho um pouco mais de tempo de ser eu em doses homeopáticas. Ela folga todos os finais de semana. No meu condomínio e no círculo de amigos de Namorado isso é quase um crime. Em nosso 'meio', babá só folga de 15 em 15 dias e, quando isso acontece, eles contratam uma folguista. Cuma?
É isso mesmo. Só que além de não termos dinheiro pra todo esse luxo, não aceito a ideia de não ficar a sós com meu filho alguns dias na semana. Claro que quando Davi acorda as 4h50 e não quer mais dormir ou passa o dia inteiro exigindo braço, eu praguejo o mundo e sonho com uma babá. Só que quando acaba o dia (se é que meu dia acaba) eu me sinto vitoriosa. Porque foi mais um dia educando meu filho, amando meu filho, estando presente na vida dele. Eu não consigo estar bem do jeito que eu quero todos os dias da minha vida. Mando um Salve pra quem consegue. Eu me canso, eu me estresso. Eu perco a qualidade do meu convívio com Davi porque sou perfeccionista. Então a babá serve justamente pra dar um alívio nessas horas.
Mudando de assunto mas nem tanto.
Com essa história de amamentação, Davi está muito dependente. Ele ainda acorda umas seis/sete vezes por noite para mamar.Só que na idade dele era pra ele estar acordando no máximo duas. Sexta-feira tentamos dar o leite industrializado para ele ir 'desapegando' mas ele não quis. Chorou, fechou a boca, foi firme. Conseguimos segurar até a madrugada mas, no final ele venceu. E eu me senti derrotada.
Derrotada porque ele já vai fazer seis meses e vai começar a fase da papinha e da sopinha. E muita criança prefere leite a comida. O que acaba criando um verdadeiro transtorno.
Conversar isso com outras mães é quase um pecado. Hoje rola o maior preconceito contra quem não amamenta. Se você não consegue, rola o maior olhar de desaprovação. Só faltam chamar a coitada de incompetente. Se você já pensa em ir parando quando a criança fizer seis meses (o que é o meu caso), parece que vc é a pior mãe do mundo.
Namorado tem um casal de amigos desse naipe. Acho que comentei aqui sobre eles em algum momento. Namorado é padrinho do filho deles (de 11 meses) e ele será padrinho de Davi. A mulher é a pessoa mais dissimulada que eu conheço. E se é uma coisa que eu nao gosto é disso.
Minhas verdades são inteiras, não existem meias verdades, meio carinho, meio gostar. Não sei lidar com gente diferente (bem feito pra mim!).
Ela é daquele tipo de pessoa que te ofende com voz mansa, te 'enfia uma faca' sorrindo e ainda se faz de boazinha. Eu, que sou bobona, só vou entender as crocodilagens dela vários dias depois.
Exemplo bobo, mas exemplo. De maneiras diferentes ele já disse várias vezes que Davi é feio. Acreditam?
Chega uma hora que eu nem mais escuto ou percebo. Não que ela precise achar lindo (isso cabe a mim)mas não precisa me dizer.
O lance da amamenção dela sempre foi muito estranho. Ela sempre saía muito, só a vi amamentando duas vezes esse tempo todo, Namorado já ouviu uma história do amigo sobre jogar o leite fora logo depois de fazer e ela jura de pé junto que deu de mamar EXCLUSIVAMENTE os seis meses e ele parou total ao oito. Não consigo acreditar.
Ontem, falando com ela sobre a ideia de alternar leite de peito com leite industrializado, ela me olhou com ar de superioridade, disse que achava um absurdo e que com ela não tinha sido assim.
Vá tomar no c%¢!
Fiquei possessa. Fico em dúvida. Me sinto insegura e ela pegou no meu calo. E nem tenho com quem conversar e trocar experiência porque minha irmã nunca amamentou e minha mãe e minha sogra são do tempo que amamentar não era importante.
A única pessoa que amamentou foi minha cunhada. Aliás, amamenta. A filha tem um ano e meio e ainda puxa o biquini dela quando estão na praia querendo peito. E isso, sinceramente, é o fim. Não quero passar por isso. Muito constrangedor.
Que é que eu faço?

2 comentários:

Dana disse...

Oi Lu!!!
Parabéns pelos cinco meses do Davi, que ele continue assim... cheio de saúde e enchendo a casa de alegria!!!
Estava lendo os posts anteriores... sobre babá e tudo mais. Concordo em tuuuudo com você. Mãe não deixa de ser mãe porque precisa de ajuda. Todas precisamos, não somos super-mulheres. Então é isso, aproveite esses momentos de folga e cuide-se. Você estando bem, fisicamente e mentalmente, cuidará muuuito melhor do seu baby, do namo e da casa também. Sobre a amamentação... eu sou super a favor da amamentação, muito mesmo... mas não a favor de impor as coisas aos outros... cada um é cada um. Não amamentei meus filhos exclusivamente até os seis meses porque precisei voltar a trabalhar. A Beatriz mamou até os sete meses, mas aos três meses e meio, ou seja, quando estava terminando minha licença, passei a dar suquinho, frutinha, sopinha... tudo com supervisão do pediatra. Matheus foi a mesma coisa... a diferença é que no caso dele, como o berçário que ele ficava é bem próximo da minha casa e do meu trabalho, eu dividia o meu horário de almoço em duas partes: na primeira, eu comia claro, rsrsrs e na segunda parte, ia até o berçário, ficava com meu filhote, amamentava e normalmente ele acabava adormecendo no peito e eu o deixava no bercinho sob os cuidados da tia Rosa, maravilhosa por sinal. Em virtude dessa proximidade, mesmo trabalhando fora, meu filho mamou até os dois anos e quinze dias... eu ameiii amamentar até essa fase, mas isso não é regra... ele já comia tudo, não trocava o peito por alimentação... era mais o carinho, o toque, as pessoas é que ficavam mais constrangidas do que eu, tive que ouvir um monte de lorota de pessoas que não vivem sua vida e querem simplesmente opinar. Só que chegou o momento que realmente não dava mais, ele tava grandão, enfim... conversei com o pediatra e ele aconselhou-me a fazer o que era melhor pra nós dois... e aí o desmamei nessa idade porque EU decidi, não pela opinião alheia.
Não sinta-se derrotada porque ele prefere o peito, bebês são assim, o leite tá ali, prontinho, quentinho, na medida certa, então nada mais natural a preferência. Eu não acho que está cedo pra introduzir papinha, muito pelo contrário, acho que a hora é agora sim. Comece com frutas pela manhã, pera, maçã, raspadinhas na colher... sucos... e no almoço as papinhas, existem inúmeras receitas saudáveis e deliciosas...comece com proporções pequenas e logo ele estará devorando um prato inteiro.
Espero ter ajudado, porém, faça o que achar melhor... você sabe o que é melhor para o seu filhinho.
No demais, relaxe, você está se saindo muito bem e se errar, relaxe di novo, mães acertam e erram também.
Fique em paz, Deus os abençõe.
bjssssss
obs.: desculpe o texto enormeeeeee

Anônimo disse...

Converse com o pediatra sobre isso. Se vc não trabalha e tem possibilidade de continuar amamentando (nem que seja apenas uma vez por dia) eu acredito que seja uma boa. Eu fui introduzindo leite de formula e papinhas nas horas em que não podia estar em casa (por causa do trabalho) mas ainda amamentava a noite. COm 10 meses eu parei completamente e meu filhote nem sofreu não. Cada mãe e cada bebê tem seu proprio ritmo, vc vai achar o de vcs!Boa sorte, vai dar tudo certo!